Banner Idônea ComunicaçãoBanner  Tablet Idônea ComunicaçãoBanner Mobile Idônea Comunicação

Mais personalidade
para sua marca. 

Ícone Serviços Idônea Comunicação

Ilustração e desenvolvimento de mascotes

As ilustrações são capazes de transmitir informações de maneira clara e eficiente. Além disso, é um recurso muito eficiente quando fotografias não atendem o processo de impressão definido. Já as mascotes criam uma personalidade marcante e lúdica para a marca.

Ter uma identidade visual que faça o consumidor lembrar da marca no instante em que visualiza um elemento gráfico é o sonho de todas as empresas. Grandes marcas, como Magazine Luiza, McDonald's, Sadia e M&Ms são exemplos clássicos disso. Mas, além do logotipo conhecido, elas têm outro elemento que faz com que se tornem mais próximas dos consumidores e, claro, facilmente lembradas: “os mascotes”.

P.S. - Sabemos que a palavra mascote é substantivo de gênero feminino, originado da forma francesa mascotte, porém decidimos tratar como masculino neste texto, pois quase todo o mercado assim o faz.

Responsáveis por personificar uma marca ou empresa, os mascotes são ferramentas de construção de marca e desempenham um papel de grande importância na publicidade, especialmente em empresas e negócios que são mais populares.

Podemos dizer que os mascotes são os “garotos-propaganda” de uma marca que, além de fazerem com que a marca seja lembrada, cativam e interagem com públicos de todas as idades, desde crianças até idosos, desempenhando papel de interlocutores entre o consumidor e a marca. Estudos mostram que quando há êxito na associação mascote/marca os consumidores são fidelizados e optam pela marca com mais frequência.

É importante frisar ainda que os mascotes geralmente são permanentes, ou seja, a partir do momento em que são lançados ao público dificilmente sofrerão alterações significativas. Por isso, na hora de elaborar um mascote é importante ter cautela e seguir algumas recomendações.

A primeira delas é o planejamento: é necessário discutir e entender os anseios do negócio, bem como qual mensagem deverá ser transmitida, antes mesmo da criação do personagem. Afinal, quando mal executada, a criação de um mascote pode se tornar desastrosa para um negócio.

As cores, o tipo de traço e as características do mascote devem remeter à marca ou empresa para que torne ainda mais fácil a associação da imagem com o nome.

A postura do mascote também é muito importante, afinal representa a personificação da empresa, por isso na maioria das vezes esse personagem deve ser simpático, sorridente e agradável, além de transmitir confiança.

A Idônea Comunicação possui um portfólio com vários mascotes desenvolvidos, entre em contato conosco e saiba mais sobre esse serviço!

Clique e acesse nossos outros serviços de design:

De que sua empresa precisa?

Realizamos um diagnóstico de sua empresa e seu mercado para desenvolvermos um planejamento estratégico de marketing e publicidade eficiente, focado em melhorar o desempenho comercial e alinhado com seus objetivos.