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Logotipos criados com
design estratégico.

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Logotipo e identidade visual

A identidade visual deve ser desenvolvida após o planejamento estratégico de brand persona (como a marca quer ser vista) e buyer persona (público-alvo da marca). Este conjunto de elementos é a principal ferramenta para a definição do design estratégico.

A criação de um logotipo e de uma identidade visual que se destaquem no mercado é um assunto muito extenso. Mas por onde começar e quais os principais pontos?

Ao falarmos de identidade visual, estamos falando de elementos que juntos, representam a sua empresa. Este conjunto de elementos é a principal ferramenta para que seu público, clientes atuais e futuros reconheçam o valor de sua marca. Isso é feito através de uma estratégia onde as cores, os símbolos e a tipografia transmitem uma mensagem que reflete seu trabalho, segmento, valores e público-alvo.

Por trás de toda identidade visual existe uma análise e planejamento bem desenvolvidos. Por exemplo, já reparou ou se perguntou por que são tão comuns as cores azul, branco e verde em empresas de saúde? O motivo é que essas cores trazem a sensação de segurança, estabilidade, limpeza e pureza e para chegar a essa conclusão, foram realizados diversos estudos para comprovar.

Toda empresa deve comunicar uma boa primeira impressão para gerar interesse em um futuro cliente. Um logotipo profissional mostra que a empresa é séria e possui expertise em seu mercado de atuação, além de transmitir confiança e se destacar da concorrência, trazendo a expectativa de bons negócios pela frente.

Logotipo e identidade visual, qual a diferença?

Ao abordarmos o assunto branding, termos como logotipo e identidade visual são corriqueiros e muitas pessoas acabam por confundir, achando que são a mesma coisa, mas não são.

Usamos logotipo para nos referirmos ao símbolo que identifica uma empresa, seja ele constituído apenas do nome, como por exemplo, Coca-Cola, ou nome e símbolo, como é o da Pepsi. Existem diversas formas de logotipos, cada um adequado com determinada finalidade e segmento de mercado.

Já a identidade visual são todos os elementos gráficos que representam sua empresa, é a “cola” que mantém a comunicação de uma empresa unida e concisa, abrangendo além do logotipo, as cores institucionais e tipografias. É importante a definição de um manual de identidade visual para que todos os materiais gráficos de uma empresa se alinhem com a estratégia de comunicação, tanto as peças publicitárias, como a comunicação visual, as embalagens e até a sinalização.

Quando uma empresa possui uma identidade visual marcante e que caminhe junto com seus valores, é mais fácil criar valor e se destacar da concorrência. O profissionalismo se torna mais evidente e fortalece a confiança dos clientes.

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