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Explore as vantagens do WhatsApp Business para atender com eficiência

Você já ouviu falar em WhatsApp Business? A cada dia a versão voltada aos negócios do WhatsApp vem atraindo mais empresas e prestadores de serviços em função de suas várias funcionalidades e possibilidades. Em especial, a de interação com o cliente. Hoje é possível estabelecer uma conexão direta para o WhatsApp Business partindo diretamente do seu website ou ainda de anúncios no Facebook e Instagram. Uma comunicação rápida, prática e pessoal. Vamos falar um pouco sobre o WhatsApp Business e como ele pode te ajudar a expandir seus negócios.

Antes mesmo do lançamento do WhatsApp Business, uma pesquisa já mostrava que quatro em cada cinco empresas já utilizavam a versão mais popular da ferramenta de comunicação para se relacionar com clientes. Logo no primeiro ano de lançamento da nova versão da plataforma, cinco milhões de empresas aderiram a ela. E não à toa. Afinal, os recursos disponíveis são diversos e extremamente úteis. Vamos a alguns deles.

Uma nova possibilidade de marketing com o WhatsApp Business

Já pensou que, divulgar ofertas e promoções em uma plataforma de comunicação que está ao alcance das mãos de praticamente todo mundo e que, segundo pesquisa realizada pelo IBOPE Inteligência, o WhatsApp já era a rede social mais utilizada pelos brasileiros em 2017, sendo acessada por 91% da população, é uma nova forma de marketing com baixo custo?

No WhatsApp Business as empresas estão descobrindo isso. De uma maneira simples, a sua comunicação chega por meio de uma das mais populares ferramentas de comunicação do momento.

O mais relevante disso é justamente não precisar do investimento de grandes quantias financeiras. Sem contar que o compartilhamento de mensagens via plataforma é frequente e, com o WhatsApp Business, isso pode se repetir de forma orgânica, em especial se tratando de um conteúdo que desperte grande interesse. Mas uma regra é básica: nada de abusar da quantidade de mensagens. Tudo na medida certa.

Um cartão de visitas virtual

Vale lembrar que o WhatsApp Business foi desenvolvido para atender a um perfil empresarial. Por ser exclusivo para as empresas, primeiro ele te dá a possibilidade de cadastrar um número que seja móvel ou fixo. De cara, ele funcionará como seu cartão de visitas. Algo muito prático para que o cliente localize informações tidas como úteis da sua empresa. Entre esses dados estão endereço, telefone e horários de funcionamento, por exemplo.

Um caminho rápido e direto de comunicação

O WhatsApp Business é um caminho rápido e direto na comunicação da sua empresa com seus potenciais clientes e parceiros. A ferramenta possibilita, por exemplo, que quem a partir da inclusão de um simples botão, todos que visitem seu site ou sua página no Facebook possam entrar em contato com um simples clique que o direciona diretamente para a ferramenta de comunicação.

Diferente dos tradicionais chats, o WhatsApp Business leva seu potencial cliente ou parceiro a uma experiência mais pessoal, de contato direto com sua empresa. Ao mesmo tempo, você pode explorar esse contato direto para informar de maneira instantânea novidades sobre seu negócio, tais como promoções, vendas e propostas de novos investimentos. Além disso, você pode configurar sua conta para responder prontamente as perguntas, agilizando assim o atendimento. Essas mensagens podem ainda ser personalizadas, seja de saudação ou mesmo se for ficar por um tempo ausente, evitando assim a má impressão da falta de um retorno.

Interação direta, sem os danos colaterais de outras redes

O WhatsApp Business é também uma forma prática de receber retorno (os chamados feedbacks) de seus consumidores e clientes. Quando construtivos, esses comentários alimentam uma interação saudável entre empresa e cliente, diminuindo a distância entre ambos e transmitindo empatia.

Além disso, quando a interação se dá via WhatsApp Business os comentários não se tornam públicos, eles são apenas entre empresa e consumidor. Isso não quer dizer que devam ser ignorados. Ao contrário, devem servir para a melhoria dos processos e retratações quando for necessário, mas não causam danos colaterais comuns em outras redes que permitem a interação de outros usuários.

Um novo mecanismo para fechar negócios também

Vale sempre lembrar que o WhatsApp Business é uma forma de comunicação com seus clientes e potenciais leads de negócios. Assim você consegue tornar seu comércio, indústria ou serviço mais conhecido, esclarecendo dúvidas e mantendo um contato mais próximo do seu público. Mas isso não quer dizer que não se possa tirar proveito da plataforma para a venda direta. Lembre-se que ao enviar ofertas, seu retorno via mensagem pode ser mais rápido e, da mesma forma, negócios podem ser fechados com agilidade. Para isso é preciso uma boa dose de criatividade e um bom produto.

Interação mais eficiente com a equipe e clientes

O WhatsApp Business, assim como a versão mais comum do aplicativo, também permite a interação por meio de grupos de integrantes de uma mesma equipe de trabalho. Sua atuação é mais simples e rápida na transmissão de mensagens, mais eficiente que e-mails e longas reuniões. Além de apresentar como uma maneira democrática de interação espontânea.
Da mesma forma, a plataforma deixa a possibilidade de utilização de grupos ou listas de transmissão para informar clientes e parceiros. Mas, neste caso, seguindo regras já comuns à versão mais popular da plataforma. Ou seja, você pode enviar mensagens via lista de transmissão a um determinado grupo de contatos, mas eles só receberão sua mensagem se tiverem seu telefone cadastrado. Mas não terão acesso aos demais integrantes da lista. E as respostas serão sempre direcionadas apenas para você.

Gostou das funcionalidades e possibilidades do WhatsApp Business? Quer explorar essa nova forma de comunicação e, até mesmo, de vendas? Então fale com a gente. A Idônea Comunicação pode te ajudar.

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